Perguntas e respostas

Complete com o que está em acordo com a nova ortografia.


A) Está na hora de eu ir para a _______ (auto-escola/autoescola).
B) Este retrovisor é ótimo porque tem _________(anti-reflexo / antirreflexo).
C) Ele é _______ (co-autor/coautor) da peça e também o ______ (co-diretor / codiretor do espetáculo.
D) Aproveite nossos serviços de _____teleentrega/tele-entrega).
E) Eu sempre fui uma pessoa _______(ultra-romântica/ultrarromântica)
F) Você não acha que a ______(mini-saia/minissaia) está fora de moda?
G) Essa é uma informação _______(semioficial / semi-oficial)
H) A marinha dispõe de mísseis _______(antissubmarinos / anti-submarinos.
I) Ela trabalha com o _____ (contrarregra / contra-regra )do espetáculo.
J) A polícia está tomando várias medidas_______(anti-sequestro/antissequestro).



RESPOSTAS COMENTADAS:
A) Está na hora de eu ir para a autoescola.
Para "quase" todos os prefixos, como auto, colocamos hífen somente quando a segunda palavra começar por H ou a mesma vogal que termine a primeira.
B) Este retrovisor é ótimo porque tem antirreflexo.
Seguindo por base o explicado no primeiro exercício, não HAVERÁ HÍFEN. Salientamos, também, que na aglutinação repetimos uma letra somente quando forem palavras que comecem por R OU S.
C) Ele é coautor da peça e também codiretor do espetáculo.
CO é um prefixo que segue a regra de se justaposicionar somente quando a próxima palavra tiver como primeira letra o H, portanto devemos subtrair o hífen.
D) Aproveite nossos serviços de tele-entrega.
Lembre-se que sempre colocamos hífen para palavras que terminam e começa com a mesma vogal na segunda.
E) Eu sempre fui uma pessoa ultrarromântica.
Seguindo a mesma explicação do exercício B.
F) Você não acha que a minissaia está fora de moda?
Seguindo a mesma explicação do exercício B.
G) Essa é uma informação semioficial.
Não colocamos hífen porque a letra que finaliza o prefixo difere da letra inicial da palavra seguinte.
H) A marinha dispõe de mísseis antissubmarinos.
Como no exercício B, segue a regra para letras diferentes no término e começo da primeira e segunda palavra, com o incremento de S.
I) Ela trabalha com o contrarregra do espetáculo.
Seguindo a mesma explicação do exercício anterior.
J) A polícia está tomando várias medidas antissequestro.
Idem.

No lugar do asterisco utilize porque, por que, porquê ou por quê:

A) Quero saber * estou assim.
B) Foi reprovado e não sabe *.
C) * você está tão comprometido?
D) Não irá à aula *?
E) Ele veio à aula * queria adquirir adquirir mais conhecimento.
F) Ignora-se o * da sua renúncia.
G) São ásperos os caminhos * passei.
H) Quero saber o * da sua decisão.
I) Não sei * motivo ele deixou o emprego.
J) Ele não viajou *?
K) Todos lutamos * haja maior justiça social.
L) A professora quer um * para tudo isso.
M) Não saia * você ainda está febril.
N) O diretor nos advertiu e perguntamos *.
O) O espetáculo foi cancelado * não havia teatro disponível.

 

 

RESPOSTAS COMENTADAS

A) Quero saber por que estou assim. (pergunta indireta)
B) Foi reprovado e não sabe por quê. (por qual motivo/ final de frase)
C) Por que você está tão comprometido? (pergunta direta)
D) Não irá à aula por quê (razão)? (pergunta direta/ final de frase)
E) Ele veio à aula porque (pois) queria adquirir adquirir mais conhecimento. (explicação)

F) Ignora-se o porquê da sua renúncia. (o motivo/ substantivo)

G) São ásperos os caminhos por que passei. (pelos quais/ pronome relativo)
H) Quero saber o porquê (motivo) da sua decisão. (substantivo)
I) Não sei por que motivo ele deixou o emprego. (por qual)
J) Ele não viajou por quê? (encerrando frase interrogativa)
K) Todos lutamos porque (para que) haja maior justiça social.

L) A professora quer um porquê para tudo isso. (substantivo)

M) Não saia porque (pois) você ainda está febril.
N) O diretor nos advertiu e perguntamos por quê. (por qual motivo/ final de frase)
O) O espetáculo foi cancelado porque (uma vez que) não havia teatro disponível. (resposta)

Identifique e classifique as orações subordinadas substantivas dos períodos abaixo:

a) É fundamental que saibamos lidar com as mudanças.
b) Às vezes, desejo que mais produtos tecnológicos chegue ao mercado.
c) Minha preocupação era que você não viesse.
d) Tenho receio de que você não me queira mais.
e) Ele disse a verdade: que não deixaria de estudar nunca.
f) O garoto necessitava de que lhe indicasse mais um livro.

 

RESPOSTAS COMENTADAS

Antes de conferir as respostas, atente-se às perguntas para facilitar o entendimento do tipo de oração:

1) Há sujeito na oração principal? Em caso negativo, a oração subordinada será SUBJETIVA; em caso positivo, faça a próxima pergunta.

2) Há dois pontos antes do conectivo? Em caso positivo, a oração será APOSITIVA; caso contrário, deve-se ir para a próxima pergunta.

3) Há verbo de ligação antes do conectivo? Se houver, a oração será PREDICATIVA; se não, vá ao próximo questionamento.

4) Há preposição antes do conectivo? Se não houver, a oração subordinada será OBJETIVA DIRETA; em caso positivo, vá ao próximo tópico.

5) Há nome ou verbo antes da preposição? Se houver nome, a subordinada será COMPLETIVA NOMINAL; em caso da presença de verbo, OBJETIVA INDIRETA.

Assim, nos exercícios acima, temos as seguintes respostas:

a) que saibamos lidar com as mudanças - ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA

b) que mais produtos tecnológicos chegue ao mercado - ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA

c) que você não viesse - ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA PREDICATIVA

d) de que você não me queira mais - ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL

e) que não deixaria de estudar nunca - ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA

f) de que lhe indicasse mais um livro - ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA

Reúna cada par de frases abaixo em um único período, substituindo por um pronome relativo o termo destacado na segunda oração. Observe a necessidade, ou não, de se colocar preposição antes do relativo.

a) Eu assisti ao filme. Você gosta do filme.

b) Existem muitos lugares bonitos. Eu pretendo conhecer esses lugares.

c) Eu irei à cidade. Você nasceu nessa cidade.

d) Você confia em muitas pessoas. Eu não concordo com essas pessoas.

e) Este é o escritor. Os livros desse escritor fazem muito sucesso.

              

 

 

               RESPOSTAS:

Lembrem-se de que a forma verbal presente na oração subordinada pode indicar o uso, ou não, da preposição antes do pronome relativo.

a) Eu assisti ao filme de que (do qual) você gosta.

b) Existem muitos lugares bonitos que eu pretendo conhecer.

c) Eu irei à cidade onde (em que, na qual) você nasceu.

d) Você confia em muitas pessoas com quem (com as quais) eu não concordo.

e) Este é o escritor cujos livros fazem muito sucesso.

 

Reescreva as frases abaixo, de acordo com o modelo.

Os preços irreais afetaram a previsão orçamentária.
A previsão orçamentária foi afetada pela irrealidade dos preços.

a) Os rostos impassíveis disfarçavam a emoção do povo.
b) A noite negra assustava os viajantes.

 

 

RESPOSTAS:

Observe que, ao passar para a passiva analítica, o adjetivo que caracteriza o núcleo do sujeito na voz ativa assume a sua forma substantiva. Com isso, o que era substantivo (rostos, noite) passa a fazer parte de uma locução adjetiva. Vê-se, então, que há uma inversão semântica nestes agentes da passiva.

a) A emoção do povo era disfarçada pela impassibilidade dos rostos.

b) Os viajantes eram assustados pela negritude (pelo negrume) da noite. 

Os termos abaixo são formados pelo mesmo processo de formação.
ENDIREITAR – EMPOBRECER - ATENUADO
Qual é esse processo? Explique como se deu esse processo.

 

 

RESPOSTA:

O processo é derivação parassintética, tendo em vista que há um acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo ao radical. 

Forme um período composto com o seguinte enunciado, usando conjunções adequadas às ideias que eles sugerem e eliminando as repetições desnecessárias.

a) A formiga lembra-nos os invejosos. (ideia mais importante)
b) Desprezando-a durante o inverno. (ideia complementar de C)
c) A formiga resolveu negar alimento à cigarra. (atributo do sujeito de A)
d) São incapazes de realizar os feitos alheios com arte. (causa de E)
e) Cobiçam os feitos alheios. (atributo de invejosos)

 

 

RESPOSTA

A formiga, que resolveu negar alimento à cigarra, desprezando-a durante o inverno, lembra-nos os invejosos que cobiçam os feitos alheios, porque são incapazes de realizá-los com arte .

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas.

Para ganhar mais dinheiro, eles passaram ___ entregar o Big Mac ___ domicílio ___ segundas-feiras.

 

 

RESPOSTA

a – a – às         

Quais são os tempos verbais dos modos indicativo e subjuntivo?

 

 

RESPOSTA

Indicativo: Presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Subjuntivo: Presente, pretérito imperfeito e futuro.

Preencha as lacunas com o pronome pessoal adequado.

a) Trouxeram um livro para ___________, mas não para ___________ ler.
b) Perguntaram o que houve entre ____________ e vocês.
c) Paula costuma conversar ______________ mesma a todo momento.

 

 

RESPOSTAS

a) mim - eu

b) mim

c) consigo

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